sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agrotóxicos: direito à informação e a saúde humana

O Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial para a sadia qualidade de vida humana. Direito fundamental prescrito no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
O uso indiscriminado de agrotóxicos expõe vidas humanas a riscos.
Segundo o jornal "Le Monde Diplomatique Brasil"( edição 33) em sua edição de abril deste ano "O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e representa 16% da sua venda mundial. Em 2009, foram vendidas aqui 780 mil toneladas, com um faturamento estimado da ordem de 8 bilhões de dólares. Ao longo dos últimos 10 anos, na esteira do crescimento do agronegócio, esse mercado cresceu 176%, quase quatro vezes mais que a média mundial, e as importações brasileiras desses produtos aumentaram 236% entre 2000 e 2007. As 10 maiores empresas do setor de agrotóxicos do mundo concentram mais de 80% das vendas no país.
(...)Em 2002, com o início do funcionamento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, coordenado pela Anvisa, surgiram informações preocupantes. Das 1.198 amostras recolhidas em nível nacional, 17,28% apresentavam índices de contaminação acima do permitido para se preservar a saúde. O tomate, o morango e a alface são os mais contaminados. Se você come amendoim, batata, brócolis, citros, couve, couve-flor, feijão, melão, pimentão, repolho, entre outros alimentos, cuidado! Eles contêm acefato, um agrotóxico que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso e provocar câncer no longo prazo. O acefato é proibido em toda a União Europeia."

O conhecimento é a melhor forma de encontrar mecanismos para defender nosso direito fundamental à sadia qualidade de vida!!!

Informe-se sobre:Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/agrotoxicotoxicologia
http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=2365