domingo, 22 de agosto de 2010

Meio ambiente insustentável...

O Desenvolvimento Sustentável...
Diante das condições ambientais os eventos climáticos extremos irão se intensificar no Planeta, que digam os chineses e paquistaneses...
No Brasil, as enchentes abrirão 2010, destruindo São Luiz do Paraitinga-SP, causando destruição em Guaratinguetá-SP...no rio quedas de encostas em Angra dos Reis, e o que dizer sobre o Morro do Bumba?
Os fatos acontecem e são atropelados por outros... as informações não mobilizam a sociedade como deveriam...mais do que doar bens aos desabrigados é fundamental sensibilizar e educar ambientalmente, apresentar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como direito fundamental de cada pessoa.
É preciso tornar-se parte...
Quem leu e preocupou-se com a notícia do jornal "O Vale"de 05/07/2010 com a manchete: Chuva pode causar tragédias no Vale iguais às do Nordeste ?Ela apresenta dados do Estudo da Defesa Civil do Estado que aponta 20 cidades da região com maior chance de enchentes que somam 182 áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamento de encosta : Aparecida, Areias, Bananal, Campos do Jordão, Caraguá, Cruzeiro, Cunha, Guará, Ilhabela, Jacareí, Lavrinhas, Paraibuna, Piquete, Queluz, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José, São Luís do Paraitinga, São Sebastião e Ubatuba.

Estamos no meio ambiente, e não fora dele!!!

A participação de todos é fundamental !!!

Notícia de "O Vale" na Íntegra:
http://www.valedoparaiba.com/noticias/request_noticia.asp?noticia_id=1943

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agrotóxicos: direito à informação e a saúde humana

O Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial para a sadia qualidade de vida humana. Direito fundamental prescrito no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
O uso indiscriminado de agrotóxicos expõe vidas humanas a riscos.
Segundo o jornal "Le Monde Diplomatique Brasil"( edição 33) em sua edição de abril deste ano "O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e representa 16% da sua venda mundial. Em 2009, foram vendidas aqui 780 mil toneladas, com um faturamento estimado da ordem de 8 bilhões de dólares. Ao longo dos últimos 10 anos, na esteira do crescimento do agronegócio, esse mercado cresceu 176%, quase quatro vezes mais que a média mundial, e as importações brasileiras desses produtos aumentaram 236% entre 2000 e 2007. As 10 maiores empresas do setor de agrotóxicos do mundo concentram mais de 80% das vendas no país.
(...)Em 2002, com o início do funcionamento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, coordenado pela Anvisa, surgiram informações preocupantes. Das 1.198 amostras recolhidas em nível nacional, 17,28% apresentavam índices de contaminação acima do permitido para se preservar a saúde. O tomate, o morango e a alface são os mais contaminados. Se você come amendoim, batata, brócolis, citros, couve, couve-flor, feijão, melão, pimentão, repolho, entre outros alimentos, cuidado! Eles contêm acefato, um agrotóxico que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso e provocar câncer no longo prazo. O acefato é proibido em toda a União Europeia."

O conhecimento é a melhor forma de encontrar mecanismos para defender nosso direito fundamental à sadia qualidade de vida!!!

Informe-se sobre:Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/agrotoxicotoxicologia
http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=2365